A Metodologia DISC
- Home
- A Metodologia DISC
A teoria DISC é a base de algumas das mais confiáveis e úteis ferramentas de assessment disponíveis no mercado.
Estas ferramentas se utilizam dos conceitos trazidos no livro As Emoções das Pessoas Normais, representados pelas letras D, I, S e C.
O DISC não é sinônimo de ferramentas de assessment, apenas um dos tipos disponíveis no mercado, sendo provavelmente a ferramenta de análise de perfil comportamental mais utilizada nas empresas, no mundo todo.
Ao estudar o DISC, é muito importante entender que a finalidade de um modelo comportamental é possibilitar um relacionamento ganha-ganha, e não manipular ou rotular pessoas.
Todo mundo tem o potencial para ser um vencedor.
Um padrão comportamental não é melhor do que outro.
Consideramos de grande valia uma pessoa descobrir qual o seu estilo comportamental DISC natural, pois viver em alinhamento com ele irá aumentar as chances de sucesso, nas dimensões pessoal e profissional.
Viver de maneira contrária ao próprio estilo comportamental irá provavelmente diminuir sua energia, embora seja possível ou até recomendável, em algumas situações, se adaptar a outro estilo comportamental.
Importante: O sucesso vem quando fazemos as coisas naturalmente, e uma das formas de crescermos como pessoas é o aprendizado de nos adaptarmos a padrões comportamentais que não nos são naturais.
Abaixo, você encontra um breve resumo dos conceitos DISC, como se estivessem com a intensidade acima da média da população:
D = Dominância
Indica como você lida com problemas e desafios.
Algumas características: competitivo, decidido, direto, objetivo e ansioso.
EMOÇÃO: RAIVA
I = Influência
Indica como você lida com pessoas e as influencias.
Algumas características: confiante, inspirador, otimista, popular e sociável.
EMOÇÃO: ÓDIO
S = Estabilidade
Indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo.
Algumas características: metódico, planejado, bom ouvinte, constante e membro de equipe.
EMOÇÃO: CIÚME
C = Conformidade
Indica como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.
Algumas características: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e organizado.
EMOÇÃO: MEDO
O que a teoria DISC mede?
1. Comportamentos e emoções observáveis.
2. Os padrões comportamentais descritos na obra As Emoções das Pessoas Normais, os quais são Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
3. DISC mostra como fazemos aquilo que decidimos fazer, é apenas a porta de saída de quem somos, ou a porta de entrada para os outros nos entenderem.
4. A facilidade ou a dificuldade em se realizar algo.
O que a teoria DISC NÃO mede?
1. Competências: uma pessoa com alta influência não é necessariamente competente ao lidar com pessoas ou uma pessoa dominante também não é garantia de uma pessoa com um alto nível de entrega de resultados.
2. Inteligência Emocional: basta notar o impacto no meio de pessoas comportamentalmente agressivas com baixo nível de autocontrole, ou pessoas muito comunicativas com baixa empatia.
3. Outros tipos de inteligência, assim como ética, saúde, saber o que se quer da vida profissional ou vontade de trabalhar.
4. Resiliência, autoestima, valores e conhecimento.
5. Experiência profissional ou maturidade: não raro é possível encontrar pessoas com perfil DISC com boa adequação ao cargo, com má performance e o oposto sendo verdadeiro; algumas possíveis razões podem ser o nível de maturidade e o grau de experiência do profissional em análise.
6. Perfil único de liderança: liderança é algo muito mais complexo do que um determinado perfil comportamental, é possível encontrar bons e maus líderes com D e I acima da média da população, o mesmo para líderes com S e C altos.
7. Orientação vocacional: é possível encontrar profissionais felizes e bem-sucedidos em áreas bem distintas, com o mesmo padrão comportamental.
8. Personalidade.
9. Várias outras coisas.
Para quem desejar um conhecimento mais profundo dos conceitos DISC, recomendamos os seguintes livros:
• Manual Definitivo DISC (Bill Bonnstetter e Alexandre Ribas);
• DISC – Tudo o que você precisa saber, mesmo (Alexandre Ribas);
• As Emoções das Pessoais Normais (William Moulton Marston).
A forma mais segura de conhecer o seu próprio perfil DISC é adquirir uma das boas análises disponíveis no mercado, que possuem questionário na internet e tabulação dos resultados como responsabilidade da empresa fornecedora do relatório.
Caso tenha interesse em adquirir o seu relatório DISC com a respectiva interpretação, pedimos para entrar em contato pelo e-mail suporte@ttisi.com.br ou 11 5632-3040.
CONTATO
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Tudo, para se tornar um
profissional confiante e
competente, com entregas
diferenciadas, com alta
qualidade e expressivos
resultados para o seu cliente,
você encontra aqui.
REDES SOCIAIS
Tudo, para se tornar um
profissional confiante e
competente, com entregas
diferenciadas, com alta
qualidade e expressivos
resultados para o seu cliente,
você encontra aqui.