Os relatórios e análises que trazem informações a respeito dos quatro comportamentos DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade) são normalmente muito bem aceitos e com uma boa validade.
Conhecer-se e conhecer os outros traz inúmeros benefícios para a vida pessoal e profissional. Imagine que um relatório DISC traga informações a respeito das características de um carro, podendo ser: esportivo, conservador, vistoso ou tradicional.
Cada tipo de carro possui suas próprias características.
Podemos comparar o carro esportivo à dominância, o vistoso à influência, o tradicional à estabilidade e o conservador à conformidade.
Imagine que você, seu cliente ou amigo possuem uma dominância bem elevada, neste caso vocês possuiriam um carro esportivo.
O DISC traz informações a respeito das características do carro: para o esportivo, seria agressividade, competitividade, objetividade, senso de urgência também, com capacidade de agir e decidir rapidamente.
Agora perceba que são características do carro, não são informações a respeito da habilidade em pilotar o carro. Conhecer o carro faz diferença, porém o que realmente pode fazer a diferença é saber pilotar o carro.
Pense em uma pessoa de alta dominância sem consciência de si mesmo, qual seria a qualidade de suas escolhas ou capacidade de saber com clareza quem realmente é?
Agora, e se esta pessoa com a capacidade de decidir e agir rapidamente possuir um baixo autocontrole, quantos problemas ela poderá ter em sua vida pessoal e profissional?
Como seria uma pessoa com uma alta competitividade e ao mesmo tempo baixa motivação para o atual trabalho?
Qual seria o impacto nas outras pessoas caso uma pessoa com alta agressividade tivesse uma empatia pouco desenvolvida?
Por fim, vamos pensar em uma pessoa muito objetiva e também com pouca habilidade social, é possível imaginar as dificuldades que esta pessoa pode passar em razão dessa combinação?
Autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais são dimensões pertencentes à inteligência emocional.
Conhecer o perfil comportamental DISC de uma pessoa pode ser a chave para abrir a porta do entendimento do outro, ou de nós mesmos. A inteligência emocional, por sua vez, pode ser o fator decisivo para que uma pessoa possa tirar proveito de todos os seus talentos, sem patinar ou rodar na curva.
Autor: Alexandre Ribas